SHOW MATEMÁGICO - XXI Feira Pan-Amazônica do Livro (Belém/Pará)
Apresentação
do SHOW Matemágico na XXI
Feira Pan-Amazônica do Livro (Belém/Pará) na stand
da Secretaria Executiva de Educação - SEDUC/PA.
SHOW
MATEMÁGICO - Uma forma de despertar o interesse pela matemática que raramente é
encontrada em livros didáticos tradicionais deste assunto, em qualquer nível de
ensino.
Veja abaixo a reportagem que foi exibida no site Secretaria Executiva de Educação - SEDUC/PA.
Obs: Ao final da reportagem no link há muitas fotos.
Show de mágica ajuda a
entender matemática
Foto: Fernando Nobre
Uma grande
brincadeira que diverte e, ao mesmo tempo, ensina. Assim podemos definir o
projeto do professor Benedito Machado, da Secretaria de Estado de Educação
(Seduc), intitulado “Matemágica”. O show, apresentado na tarde deste domingo
(28), no estande da Seduc dentro da XXI Feira Pan-Amazônica do Livro, utiliza
as propriedades matemáticas, disfarçadas de mágica, para ensinar crianças e
adultos a raciocinar matematicamente.
O
professor Benedito, doutorando da Universidade Federal do Pará (UFPA) no campo
da educação matemática, conta que o projeto nasceu a partir de um trabalho
desenvolvido em sala de aula com os alunos da rede estadual. Ele orientou os
estudantes a pesquisarem mágicas que tivessem a ver com a matemática e, com os
resultados, montou um livreto.
Mais
tarde, quando terminou o curso de mestrado e foi lançar um livro com o
resultado da sua pesquisa, no início dos anos 2000, lembrou do trabalho
realizado anos antes com os alunos e decidiu montar um show em cima disso.
Assim nasceu a “Matemágica”. Hoje, a performance é apresentada gratuitamente em
escolas públicas e eventos de cunho educativo, como é o caso da Feira do Livro.
A maior parte dos materiais utilizados pelo professor na apresentação são
reciclados. “Ao se relacionarem diretamente com a matemática, os alunos vão
perdendo o medo, porque eles observam que o que eu faço, na verdade, não é
mágica, mas sim, a utilização das propriedades matemáticas e que eles podem
fazer o mesmo”, observou.
Para
Benedito, o aspecto lúdico desse tipo de trabalho é fundamental para fomentar o
interesse pelos números. “A maneira artística como eu me apresento, com esse
quê de mágica, sem dúvida, atrai a atenção e desperta a sensação de que é
possível fazer, entender a matemática, porque a arte é o poder da criação”,
frisou.
O
professor de informática Leno Meireles estava passeando com a família pela
Feira quando se deparou com a apresentação do professor Benedito. Ficou
intrigado com as “advinhações” que ele fez. “É muito interessante porque deixa
quem assiste curioso sobre como ele chega aos resultados. E é por isso, eu
acho, que as pessoas vão perdendo o temor da matemática, porque o que assusta
não são os números em si, mas a capacidade de raciocinar em cima disso”,
avaliou.
A mesma
opinião tem a professora Shirlene Gaia, que também assistiu à apresentação no
estande da Seduc. “É muito importante que os professores também assistam e
possam desenvolver em sala de aula metodologias parecidas com essa, que
provocam envolvimento e até melhor aproveitamento dos alunos”, pontuou.
Por Elck Oliveira
Fotos: Fernando Nobre
Ascom/Seduc
Comentários
Postar um comentário